Gestão de conhecimento é um conjunto de disciplinas, tecnologias e práticas enraizadas em uma infraestrutura de informações que dá suporte à criação, compartilhamento e alavancagem de ativos intelectuais tangíveis e intangíveis, visando ao atingimento de objetivos de uma organização. A análise de redes sociais (ARS) é uma dessas práticas, particularmente útil à abordagem de três desafios organizacionais comuns:
(1) Elevar a efetividade de equipes de projetos grandes e dispersas: a ARS provê uma visão dos relacionamentos entre indivíduos alocados a cada projeto, dando as bases para o design apropriado de atividades de team-building.
(2) Elevar o capital social da organização: a ARS permite identificar indivíduos mais identificados com seu trabalho e apóia o design de estratégias de retenção de pessoas detentoras de conhecimentos vitais à organização.
(3) Elevar a inovação, a produtividade e a capacidade de respostas: a ARS reduz o tempo necessário para localizar e acessar os conhecimentos necessários, dispersos entre os vários indivíduos na organização.
A capacidade de compreender os padrões de interação entre as pessoas que compõem uma organização permite a alavancagem de seu capital intelectual ao aprimorar os fluxos de informações e conhecimentos esses indivíduos.
Patti Anklam. “KM and the Social Network”. Inside Knowledge 6 (8), 2003/05/08.
No comments:
Post a Comment