Motivação: o que cria energia em organizações?

As pessoas normalmente falam sobre a energia (ou falta de energia) associada a certos indivíduos ou iniciativas em organizações. A energia nas organizações é fundamental para a performance, motivação, inovação e aprendizagem. As pessoas compreendem isso intuitivamente e pesquisas começam a demonstrar esse fenômeno. A análise de redes sociais (ARS) pode ser usada como ferramenta para mapear os relacionamentos, permitindo que os gestores diagnostiquem com precisão onde energia está sendo criada e onde está sendo exaurida.

A ARS pode ser usada para identificar quem são os “atratores” da organização e quais projetos geram mais entusiasmo. Também podem identificar onde se encontram os “sugadores” de energia: indivíduos ou grupos de liderança que têm um efeito desenergizador sobre a organização. A capacidade de criar uma visão mobilizadora é um diferencial consistente entre energizadores e desenergizadores. Os energizadores vêem possibilidades realistas. Os desenergizadores vêem apenas obstáculos.

A partir de estudos desse tipo, organizações podem mudar suas práticas de gestão de pessoas visando inspirar comportamentos energizadores. Bem fundamentadas pela ARS, alterações simples em critérios de seleção ou processos de avaliação de desempenho podem ter um impacto significativo sobre como a energia é criada em uma organização.

Rob Cross, Wayne Baker e Andrew Parker. “What Creates Energy in Organizations?”. MIT Sloan Management Review, Verão 2003.

No comments:

Post a Comment