Crescem aplicações de análise de redes sociais em empresas

A análise de redes sociais está gerando insights poderosos sobre as formas pelas quais as pessoas se relacionam dentro e entre fronteiras organizacionais. As técnicas usadas permitem uma quantificação rigorosa de muitos aspectos de relacionamentos que apenas os gestores mais experientes são capazes de intuir.
A principal concentração de analistas de redes sociais em empresas no Reino Unido está na Universidade de Greenwich. Um dos principais softwares de análises de redes sociais, o UCINET, foi desenvolvido por Martin Everett, em associação com Steve Borgatti do Boston College e Lin Freeman da Universidade da Califórnia - Irvine. Outras aplicações estão sendo desenvolvidas com base nas descobertas sobre sistemas dinâmicos.
As aplicações da análise de redes sociais nas empresas incluem:
- Melhoria dos fluxos de informações e compartilhamento de conhecimentos.
- Aumento da capacidade de inovação.
- Formação de comunidades de práticas.
- Remoção de bloqueios à progressão na carreira.
- Integração cultural em fusões e aquisições.
- Melhoria da governança corporativa.
- Aprimoramento dos relacionamentos inter-organizacionais.
- Otimização de sistemas de valores.
- Mensuração de ativos intangíveis.

No comments:

Post a Comment